Wall Street fecha em alta com alívio de temor bancário

O setor Financeiro avançou 0,61% na NYSE

Pixabay
Pixabay

Por Gabriel Ponte e Luca Boni

Os principais índices acionários dos Estados Unidos encerraram a sessão desta segunda-feira em alta, com investidores digerindo a compra do Credit Suisse pelo UBS anunciada ontem, em uma operação que tenta impulsionar a confiança no sistema financeiro às vésperas da decisão de juros do Federal Reserve.

O S&P500, O Dow Jones e o Nasdaq 100 encerraram em altas de 0,89%, 1,17% e 0,39%, respectivamente. Por volta das 17h00, os rendimentos dos títulos do Tesouro americanos de dois anos – mais sensíveis à política monetária – avançavam 10,5 pontos-base, a 3,957%.

O setor Financeiro avançou 0,61% na NYSE, em um movimento de correção após as perdas da semana anterior. Os papéis de bancos regionais, como do PacWest Bancorp e do Fifth Third Bancorp subiram 10,78% e 5,05%, respectivamente. Ambos são listados na Nasdaq.

Na ponta oposta, os papéis do Credit Suisse negociados na NYSE despencaram 52,99% e os do First Republic Bank recuaram 47,29% na NYSE. Ontem, o S&P rebaixou o rating da instituição de “B+” para “BB+”.

Ontem, o banco suíço UBS concordou em comprar o conterrâneo CS por US$3,23 bilhões, em uma aquisição estruturada por autoridades suíças para evitar um contágio do setor Financeiro. Também ontem, o Fed e outros bancos centrais anunciaram em conjunto uma ação coordenada para aumentar a liquidez no mercado, por meio de acordos permanentes de linhas de swap de liquidez em dólares.

Na próxima quarta-feira, será anunciada a decisão de juros do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), em meio a um dilema: de um lado, os membros do comitê precisam lidar com o cenário de inflação persistentemente alta nos EUA, e de outro, com a mais grave crise bancária desde 2008, após a falência de bancos regionais americanos e da compra do CS pelo UBS.

Por volta das 17h00, investidores precificavam 73,1% de chance de que o Fed eleve a taxa-alvo Fed Funds em 25 pontos-base, para o intervalo entre 4,75% e 5,0%. Os outros 26,9% apostavam na manutenção dos juros no atual intervalo entre 4,50% e 4,75%. Os dirigentes do Fed irão acompanhar os desdobramentos das medidas enérgicas anunciadas no fim de semana até a decisão da quarta-feira.