Riza: Exposição de fundos a títulos da Southrock, que entrou em RJ, chega a 2% do PL

Segundo dados da Economatica, o maior fundo é o Meyenii 360 Advisory

Pixabay
Pixabay

Por: Juliana Machado e Artur Horta

São Paulo, 31/10/2023 – A gestora Riza informou, nesta quarta-feira, que alguns de seus fundos de investimento em crédito estruturado estão expostos a títulos de dívida da Southrock Capital, companhia controladora de marcas como Starbucks, Subway e Eataly no Brasil e que entrou com um pedido de recuperação judicial ontem.

Devido ao pedido de RJ, a gestora enviou um comunicado a cotistas nesta quarta-feira para alertar sobre o tema, considerando a exposição da casa a notas comerciais emitidas pela SRC 6 Participações, empresa que faz parte do grupo Southrock.

São três os fundos impactados, segundo a gestora: o Riza Meyenii 180 FIC de FIM CP; com 2% de exposição do patrimônio líquido aos títulos; o Riza Meyenii 180 Advisory FIC de FIM CP, também com 2%; e o Riza Meyenii 360 Advisory FIC de FIM CP, com 1,9%. Os percentuais consideram a data-base de 30/10.

Segundo dados da Economatica, o maior fundo é o Meyenii 360 Advisory, com um patrimônio líquido de R$668,93 milhões, em 30 de outubro. 

Conforme o comunicado, devido ao pedido de RJ, as cotas dos fundos serão marcadas a mercado imediatamente. Isto é, sofrerão baixa no seu preço para refletir o novo valor dos títulos no mercado secundário de crédito.

A Southrock Capital entrou com um pedido de recuperação judicial ontem, citando problemas diversos desde a pandemia, que interferiram na dinâmica do segmento de varejo e alimentos. 

(JM+AH | Edição: Machado da Costa | Comentários: equipemover@tc.com.br)