Por: Gabriel Brondi
O real tem a melhor performance ante o dólar quando comparado às principais moedas negociadas no mundo na sessão desta terça-feira. Segundo operadores, o movimento positivo do real brasileiro foi intensificado nos últimos dias pela entrada de recursos estrangeiros no país em meio a percepção do “gringo” de que tanto os ativos domésticos no Brasil como taxa de juros brasileira estão em patamares atrativos.
Perto das 11h50, o real brasileiro avançava 0,63% ante o dólar americano, ao passo que o índice DXY, que mede o desempenho da moeda americana ante uma cesta de moedas, recuava 0,03% a 102,22 pontos. No mesmo horário, o Ibovespa avançava 0,81% a 113.186 pontos, enquanto o principal índice americano, S&P500, subia 0,38% a 4.033 pontos.
Desde o início do ano a divisa brasileira figura entre as moedas que mais se valorizam ante a divisa americana, perdendo apenas para o rublo russo que se valoriza 4,48%. No mesmo período, o real acumula alta de 3,84% ante o dólar. Segundo operadores, em meio à percepção de que os ativos domésticos estão baratos para o investidor estrangeiro já realizou o aporte de R$9,923 bilhões na bolsa brasileira, segundo os dados da B3.
Apesar da valorização, nesta sessão, o sentimento de cautela segue predominante no mercado. Investidores seguem à espera das decisões e dos comunicados do Federal Reserve nos Estados Unidos e do Banco Central do Brasil, que iniciam hoje suas reuniões de dois dias para definição da taxa de juros.