Powell: Fed está preparado para elevar juro caso 'necessário' para reduzir inflação

Powell apontou ser "muito cedo" para se declarar vitória no combate aos preços

Reprodução/X
Reprodução/X

Por: Gabriel Ponte

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou nesta sexta-feira que o banco central poderá elevar o juro novamente caso seja “necessário” para reduzir a inflação na economia americana.

Participando de evento promovido pela Spelman College, em Atlanta, Powell apontou ser “muito cedo” para se declarar vitória no combate aos preços. Também em sua visão, é “prematuro” dizer que a política monetária já se encontra “suficientemente restritiva”.

Por outro lado, Powell afirmou que o atual nível de juros, no intervalo entre 5,25% e 5,50%, já está “bem dentro de território restritivo”. Powell também afirmou que o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) tem tomado decisões “reunião por reunião”, com base em dados. Também segundo ele, o FOMC tem avançado com “cuidado”, à medida que os riscos de pouco e excesso de aperto tornam-se mais equilibrados.

Em seu discurso, Powell saudou os recentes dados que apontaram para o arrefecimento da inflação. Disse também haver “progresso considerável” no processo de desinflação nos Estados Unidos. Por outro lado, Powell afirmou que o núcleo de preços segue “muito alto”. A próxima reunião do FOMC ocorrerá nos dias 12 e 13 de dezembro.

(GP | Edição: Luciano Costa | Comentários:equipemover@tc.com.br)