Por Bruno Andrade
O governo federal começou o pagamento do abono salarial do PIS (Programa de Integração Social) para nascidos entre maio e junho nesta segunda-feira (17). Já no setor público, que é contemplado pelo Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), os funcionários com o número da inscrição terminando em 2 e 3 é que devem receber a quantia.
Outro grupo que receberá agora são os trabalhadores nascidos entre janeiro e abril, que poderiam ter tirado o dinheiro no lote anterior, mas não foram bem sucedidos após alguma divergência com os dados pessoais no site.
O valor a receber pode chegar a até R$1.302, equivalente a um salário mínimo. A Caixa Econômica Federal deve pagar o dinheiro para os beneficiários do setor privado (PIS) e o Banco do Brasil (BBAS3) deve depositar a quantia para trabalhadores do setor público (Pasep).
Neste mês, o governo deve depositar o dinheiro para mais de 4,1 milhões de pessoas. A cifra equivale a R$4 bilhões. Em 2023, quase 23 milhões de trabalhadores devem receber o dinheiro. O saque poderá ser feito até o dia 28 de dezembro.
Para ter direito ao valor, é necessário ter inscrição no PIS há pelo menos cinco anos e ter ganhado entre um e dois salários mínimos durante todo o ano de 2021. Para mais informações, como valor do benefício e saber se você tem direito ao pagamento, acesse sua carteira de trabalho digital.