NY: Índices fecham em alta, com otimismo para economia dos EUA

Confira o fechamento das Bolsas norte-americanas nesta sexta (28)

Unsplash
Unsplash

Por Gabriel Ponte

Os principais índices acionários das bolsas americanas encerraram o dia e a semana em alta, diante do otimismo dos investidores com a economia americana, após dados mais positivos de inflação reportados na manhã desta sexta-feira (28).

Os índices S&P500, Dow Jones e Nasdaq 100 subiram 0,99%, 0,50% e 1,85%, respectivamente. Na semana, os índices acumularam altas de 1,01%, 0,66% e 2,11%, na mesma ordem. Ao fim do dia, os rendimentos dos títulos do Tesouro de dois anos recuavam 5,2 pontos-base, a 4,881%, e os de dez anos, 4,7 pbs, a 3,957%.

Mais cedo, dados do Departamento do Comércio americano apontaram que o Índice de Gastos de Consumo Pessoal (PCE) registrou alta de 0,2% em junho, na base mensal, em linha com o consenso Mover. Já na leitura em 12 meses, o índice avançou 3,0%, no menor avanço anual desde março de 2021.

Os dados indicam que o ciclo de alta dos juros promovido pelo Federal Reserve desde março de 2022 vem surtindo efeito. Nesta semana, o Fed elevou a taxa de juros em 25 pontos-base, para o intervalo entre 5,25% e 5,50%, e deixou em aberto as perspectivas para as três reuniões restantes neste ano.

Os investidores também acompanharam, na sessão, a decisão de juros da madrugada do Banco do Japão (BoJ), que tornou mais flexível seu controle da curva de rendimentos, relaxando o teto para as taxas de títulos de longo prazo. Na prática, a decisão pode afetar os Estados Unidos, já que as instituições financeiras asiáticas são investidoras majoritárias da dívida pública dos EUA e de títulos corporativos.

Ao fim da tarde, o índice Dólar DXY, que mede o desempenho da moeda americana ante uma cesta de divisas, perdia 0,05%, aos 101,64 pontos. A decisão do BoJ também impulsionou os rendimentos dos títulos de dez anos do governo japonês, que chegaram a tocar a máxima desde setembro de 2014 mais cedo, no patamar de 0,576%.

Nos mercados acionários, as ações da Intel subiram 6,60%, a US$36,83, em Nasdaq, após a companhia apontar, na divulgação de seu balanço trimestral, uma melhora no mercado de computadores.