NY: Índices encerram em queda, de olho em juros nos EUA e economia da China

Confira o fechamento das bolsas norte-americanas nesta terça (15)

Unsplash
Unsplash

Por Gabriel Ponte

As principais bolsas americanas encerraram a sessão desta terça-feira (15) em queda, após os dados fortes do varejo nos Estados Unidos alimentarem os temores de que os juros poderão permanecer em níveis restritivos por mais tempo. As preocupações com a economia da China também ficaram no radar dos investidores, contribuindo com a busca por proteção no dia.

O Dow Jones, o Nasdaq 100 e o S&P500 encerraram em queda de 1,02%, 1,10% e 1,16%, na mesma ordem. O Dow Jones também registrou a maior queda diária desde 6 de julho. Por volta das 17h00, os rendimentos dos títulos do Tesouro de dois anos recuavam 2,1 pontos-base, a 4,952%, e os de dez anos avançavam 1,8 ponto-base, a 4,215%.

Mais cedo, dados do Departamento do Comércio apontaram que as vendas no varejo avançaram acima do esperado pelo mercado. O dado endossou a leitura de que a economia americana segue resiliente, o que pode ensejar um nível alto de juros para controle da inflação.

Logo após a divulgação dos dados, os rendimentos dos títulos do Tesouro de dez anos chegaram a tocar a máxima intradiária em quase dez meses, a 4,274%, para depois arrefecer o movimento. Já os rendimentos dos títulos de dois anos avançaram a 5,024%, maior nível desde 7 de julho, e depois reverteram a trajetória.

“Os mercados passaram a ver como consideravelmente elevada a probabilidade de que permaneceremos próximos do nível terminal dos juros por mais tempo do que o previsto”, diz o estrategista-chefe para juros nos EUA da Nomura, Jonathan Cohn, à Refinitiv.

Os papéis de instituições financeiras recuaram na sessão, com os investidores digerindo as falas de um analista da Fitch Ratings, que apontou que a agência de classificação de risco poderia rebaixar a nota de crédito de vários bancos, como J.P. Morgan Chase, caso o ambiente operacional do setor piorasse ainda mais.

Na NYSE, os papéis do JPMorgan, do Bank of America e da Wells Fargo recuaram 2,55%, 3,20% e 2,31%, respectivamente. Na Nasdaq, as ações do PacWest Bancorp recuaram 3,71%, acompanhando a aversão ao risco no segmento. O índice KBW, que reflete o desempenho de bancos, recuou 2,74% na sessão.