Em participação na TC News

Mercado está uma ´máquina de moer´ até eleições no Brasil e EUA, diz Albuquerque, do TC

Mercado está uma ´máquina de moer´ até eleições no Brasil e EUA, diz Albuquerque, do TC

São Paulo, 11/10/2024 – Os investidores devem se manter cautelosos até o início de novembro, devido à incerteza gerada pelas eleições presidenciais americanas e o segundo turno das eleições municipais no Brasil, disse o CEO da TC Investimentos, Pedro Albuquerque, em entrevista à TC News nesta sexta-feira.

“O mercado está uma máquina de moer; não adianta ficar colocando dinheiro nesse moedor de carne agora”, afirmou Albuquerque, citando que a curva de juros sugere uma taxa terminal de 13,25%, que considera “exagerada”.

“O mercado etá completamente descontrolado, há uma crise de confiança e não tem bombeiro hoje, por causa da eleição municipal. Até lá, ficamos em um grande vácuo”, acrescentou o CEO, ao avaliar que o governo não anunciará esperadas medidas de cortes de despesas, consideradas “amargas”, em momento de disputas eleitorais importantes para o Partidos dos Trabalhadores, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Albuquerque apontou que a eleição presidencial americana também pressiona os mercados emergentes. A recente melhora de Donald Trump nas pesquisas traz incertezas, especialmente pela política protecionista de sua administração anterior, que pode ter reações negativas na China e, consequentemente, afetar os mercados emergentes.

TRADES DO COSMOS

Albuquerque enxerga que poderá haver uma boa oportunidade para aumentar posições em emergentes após o resultado das eleições americanas, caso Trump ganhe, uma vez que o efeito negativo sobre ativos poderia ser de curto prazo. Ele disse que o fundo TC Cosmos, gerido pelo TC, deve fazer essas operações, se o cenário se concretizar.

O CEO da TC Investimentos também entende que um cenário de Trump vitorioso poderia desencadear um rali nos criptoativos, especialmente bitcoin, e acrescentou que TC Cosmos está se posicionando para surfar esse potenical movimento.

O TC Cosmos, inclusive, está buscando outros ´Trump trades´, ou ativos que se benficiem com uma presidência Trump, por ver melhora do ex-presidente nas últimas pesquisas e nas apostas para os resultados das eleições, explicou Albuquerque.

CHINA

Sobre a China, Albuquerque entende que o governo chinês pode anunciar mais estímulos fiscais para acelerar a economia, com o mercado aguardando pacotes de até 2 trilhões de iuanes.

A expectativa é de que o governo chinês continue com incentivos e que o mercado chinês ainda tenha bastante espaço para crescimento no curto prazo. Ele citou a Vale como uma boa opção para surfar essa onda, devido às recompras de ações, dividendos atrativos e o novo CEO, Gustavo Pimenta. CSN e Usiminas também seriam beneficiados.

Por fim, Albuquerque recomendou cautela, paciência e manter caixa até que o cenário se estabilize, destacando que o mercado está difícil e incerto no momento, devido à “crise de confiança” entre agentes do mercado perante a condução fiscal do governo local.

(LC | Edição: Luca Boni | Comentários: equipemover@tc.com.br)