IPCA-15 de fevereiro deve ficar em 0,60%, segundo consenso TC

Consenso TC representa leve aceleração do indicador em relação ao resultado anterior

Agência Brasil
Agência Brasil

Por: Lucinda Pinto

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de fevereiro deve subir 0,60% na base mensal, segundo a mediana das 20 projeções colhidas pela Economatica. A estimativa, se confirmada, representa uma leve aceleração em relação ao resultado de janeiro, quando o indicador avançou 0,55% – mas trata-se de uma inflação bem menor do que a observada no mesmo período do ano passado, quando o IPCA-15 subiu 0,99%.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará o IPCA-15 de fevereiro amanhã, às 09h00. A média das projeções para o indicador, que é a prévia do índice oficial de inflação, ficou em 0,57%. O largo intervalo das 20 estimativas mostra, entretanto, haver uma grande dispersão de expectativas. A projeção mínima ficou em -0,05% e a máxima, em 0,89%. O desvio padrão, segundo cálculos da Economatica, é de 0,21%.

A partir de fevereiro, a Economatica produzirá o Consenso TC, conteúdo que mostrará as expectativas de economistas para os indicadores econômicos mais importantes para o mercado financeiro. Nesta edição, a amostragem reúne cinco casas de sell-side independentes, seis gestoras de recursos, dois clubes de investimento, cinco consultorias econômicas ou financeiras e duas universidades.