Por Patrícia Vilas Boas
O mercado tem visto o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) dos Estados Unidos menos inclinado a um movimento de alta dos juros, mostrou um indicador do TC que mede o sentimento do FOMC.
De acordo com o documento, o sentimento do FOMC está em 70.10, uma queda de 15.70% em relação ao trimestre anterior. Isso indica um comitê menos “hawkish”, diz o relatório. O termo é utilizado para indicar uma postura mais agressiva contra a inflação, caracterizada pela elevação de juros e contração monetária.
Um dado acima de 50 indica um FOMC “hawkish”, mas como a variação do sentimento foi negativa de 15.70%, há uma noção de desaceleração do sentimento, disse o analista Lucas Godeiro.
O documento ressalta que o comitê norte-americano deve manter o ritmo de alta em 25 pontos-base para a próxima reunião, que ocorrerá em 22 de março.
“No entanto, como principais alertas, ressaltamos a opinião de alguns membros do comitê, que indicaram um aumento substancial nas probabilidades de recessão da economia americana”, acrescentou.
Na ata da reunião de política monetária do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, divulgada nesta quarta-feira, alguns membros mostraram-se favoráveis a uma elevação dos juros em 50 pontos-base na decisão de fevereiro.