Por Luca Boni
O Ibovespa encerrou a sessão desta sexta-feira em queda, com o movimento de realização de lucros, apesar de ter registrado a melhor semana do ano impulsionado pela desaceleração da inflação no Brasil e nos Estados Unidos. As ações da Vale, CSN e Rede D’Or pressionaram o índice, mas as do setor Financeiro amenizaram as perdas. No campo político, investidores aguardam ainda hoje a apresentação da Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso.
O Ibovespa encerrou em queda de 0,17%, a 106.279 pontos. Na mínima da sessão, o índice chegou a atingir o patamar dos 104 mil pontos. Desde segunda-feira, o Ibovespa disparou 5,41%, o melhor desempenho semanal do ano.
As ações ON da Vale recuaram 0,88% e lideraram as perdas em pontos do Ibovespa. Já as ON da CSN caíram 7,35%, a maior queda do índice, após notícias de que a companhia foi autuada por despejar rejeitos em um córrego de Minas Gerais.
As ON da Rede D’Or perderam 6,02%, após analistas do Goldman Sachs rebaixarem as ações da maior operadora independente de hospitais privados do Brasil de “compra” para “neutra” em relatório. Segundo o documento, o time vê um espaço limitado para o repasse de preços ao longo deste ano.
O setor Financeiro foi o único que fechou no campo positivo, subindo 0,98%. Segundo o head de renda variável da AVG Capital, Apolo Duarte, a leitura positiva e acima das expectativas do mercado com os resultados de grandes bancos americanos no primeiro trimestre divulgados mais cedo nos EUA, como JP Morgan e Citigroup, colaboraram para o bom desempenho do setor também na bolsa brasileira.
As ON da Cielo avançaram 2,83% e lideraram as altas percentuais, seguidas pelas ON da Locaweb, que subiram 2,27%. As PNA da Braskem ganharam 2,16%, após analistas do banco UBS elevarem a recomendação das ações de “neutra” para “compra”, projetando a melhora nos preços dos produtos fabricados pela companhia.
No cenário político, investidores aguardam a apresentação ainda hoje da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que será protocolada na Comissão Mista do Orçamento. Agentes de mercado também seguem na expectativa para a entrega do texto do novo arcabouço fiscal ao Congresso na próxima segunda-feira.