Ibovespa sobe levemente após CPI abaixo do esperado

Confira o fechamento da Bolsa brasileira nesta quarta (12)

Divulgação/B3
Divulgação/B3

Por Luca Boni

O Ibovespa fechou a sessão desta quarta-feira (12) próximo da estabilidade, apesar do otimismo do mercado americano que subiu com os dados de inflação ao consumidor vindo abaixo do esperado pelo consenso. A JBS (JBSS3) é o destaque positivo do pregão, após o pedido de registro de listagem simultânea de ações na bolsa de Nova York e Brasil.

O Ibovespa fechou aos 117.666 pontos, o que representa avanço de 0,09% em relação à sessão de ontem. Mais cedo a B3 informou que houve uma falha com o fechamento do pregão de ontem e que as cotações foram corrigidas. Assim o Ibovespa encerrou o pregão do dia 11 de julho aos 117.555 pontos. A sessão teve volume de R$15,5 bilhões abaixo da média de 50 pregões.

Segundo o sócio da GT Capital, Dierson Richetti, os dados da inflação ao consumidor dos EUA abaixo do esperado corroboraram para que o Ibovespa fechasse no positivo, em linha com os índices americanos. O mercado projeta que o Federal Reserve pode começar a estabilizar a subida de juros por lá, o que influenciou os ativos de renda variável.

Entre as ações, destaque para as ON da JBS que dispararam 9,05%, com um forte volume de negócios e registraram a maior alta desde novembro de 2022. A maior empresa de alimentos do mundo pediu o registro de listagem de suas ações na NYSE por meio da holding JBS N.V., em um movimento que pode aumentar o “valuation”, ou valor, da empresa.

As ON da Vale subiram 0,71% e foram as maiores contribuidoras por pontos do Ibovespa, em linha com a valorização do minério de ferro na China diante de expectativas de novos estímulos na economia por parte do governo.

Outro destaque foram as ON da B3 que avançaram 2,30%, de acordo com Richetti, “a alta no papel acontece em meio ao aumento de volume de negociações no mercado, o que acaba gerando mais lucro para a empresa”.

As ações dos grandes bancos reverteram os ganhos e encerraram em queda, amenizando os ganhos do Ibovespa. As PN do Itaú, do Bradesco e as ON do Banco do Brasil caíram 0,60%, 0,92% e 1,61%, respectivamente. O Índice Financeiro cedeu 0,23%, sendo a maior queda entre os índices da B3.

Entre as maiores quedas percentuais, destaque para as ON do Pão de Açúcar, da Méliuz e as PN da Azul que recuaram 5,82%, 4,42% e 4,28%, na sequência.