Ibovespa sobe e retoma 105 mil pontos com impulso do exterior

Ações da Braskem (BRKM5) disparam 23,62% e lideraram as altas percentuais

Unsplash
Unsplash

Por: Luca Boni

O Ibovespa encerrou a sessão desta sexta-feira em forte alta, com grande parte das ações no positivo, impulsionado por Vale (VALE3), Petrobras (PETR4) e grandes bancos, e em linha com as bolsas americanas.

O Ibovespa fechou em alta de 2,91%, aos 105.148 pontos. A sessão registrou volume de negociação de R$22,5 bilhões, acima da média de 50 pregões. Na semana, o índice acumulou alta de 0,69%.

Em Wall Street, as bolsas subiram repercutindo o forte balanço da Apple (AAPL34) e dados do mercado de trabalho nos Estados Unidos, além do movimento de ajuste nas ações dos bancos.

No Brasil, as ON da Vale avançaram 3,26%, em movimento de ajuste, apesar da queda dos contratos do minério de ferro na bolsa chinesa de Dalian. Na semana, os papéis da Vale acumularam perdas de 4,64%. O setor de Materiais Básicos ganhou 5,07%.

As PN e ON da Petrobras avançaram 4,20% e 4,26%, respectivamente. O petróleo Brent chegou a subir mais de 4% na sessão, em recuperação após quedas registradas nas últimas semanas.

As PN do Bradesco (BBDC4) avançaram 4,98%. Ontem, o banco informou queda no lucro líquido recorrente na comparação anual, mas o resultado veio acima do consenso. O índice do setor financeiro subiu 3,67%.

As PNA da Braskem (BRKM5) dispararam 23,62% e lideraram as altas percentuais do Ibovespa, após notícias de que o grupo ADNOC, dos Emirados Árabes, teria se juntado à Apollo para apresentar uma oferta pela aquisição da petroquímica. No fim da tarde, a Novonor divulgou um fato relevante em que informou não ter “qualquer proposta de potenciais interessados que implique em evolução material ou vinculante das discussões” para a venda de sua participação indireta na Braskem.

As ON da Petz (PETZ3) saltaram 15,99%, na maior alta desde sua oferta pública inicial (IPO), em setembro de 2020. Ontem, a rede de pet shops divulgou o balanço do primeiro trimestre com lucro ajustado abaixo do consenso. Analistas da XP destacaram o crescimento sólido de receita no período e reiteraram a recomendação de “compra” para o papel, com o preço-alvo de R$10.

O destaque negativo da sessão ficou com as ON do Assaí (ASAI3) e da Embraer (EMBR3), que caíram 8,54% e 2,48% respectivamente.