Por Luca Boni
O Ibovespa abre a sessão desta quinta-feira em queda, com investidores ajustando suas posições às vésperas do feriado de Tiradentes que fechará o mercado amanhã. Com um dia vazio em relação a indicadores econômicos, as atenções estão voltadas para declarações e anúncios de secretários e ministros do governo.
Por volta das 10h30, o Ibovespa caía 0,59% a 103.297 pontos, dando sequência às perdas registradas ontem. O volume projetado para a sessão é de R$13,8 bilhões, abaixo da média de 50 pregões.
Secretários do Ministério da Fazenda estão apresentando neste momento um pacote de medidas que buscam melhorar o ambiente de crédito no país e fomentar Parcerias Público-Privadas e concessões nas áreas de rodovias, mobilidade, educação e penitenciárias, com foco em obras estaduais e municipais.
O ministro da pasta, Fernando Haddad (PT), participa de reunião mensal do Conselho Monetário Nacional às 15h00, em São Paulo, onde também tem encontro com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva.
As ações ON da Vale caem 0,89%, liderando as perdas por pontos do índice. O minério de ferro encerrou a sessão na bolsa chinesa de Dalian em queda de 2,62% na última madrugada.
Os papéis ON da MRV e da Eztec recuavam 4,11% e 1,81%, respectivamente, sendo as maiores quedas percentuais do índice. O setor Imobiliário da B3 caia 1,11%.
Com um início da sessão predominantemente negativa para o mercado acionário em geral, apenas seis dos 88 ativos que compõem o Ibovespa avançavam, entre eles as ON da Rede D’or, da Hapvida e as da Magazine Luiza que valorizaravam 0,81%, 0,42% e 0,32%, na mesma ordem.
As opções sobre ações das séries D e P vencem hoje, o que pode trazer maior volatilidade.