Ibovespa sobe com mineradoras e siderúrgicas

Arcabouço fiscal segue no radar do investidor brasileiro

Unsplash
Unsplash

Por: Luca Boni

O Ibovespa encerrou a sessão de hoje em alta, impulsionado pelas ações de mineradoras e siderúrgicas, na esteira da forte alta do preço do minério de ferro na China. Na ponta oposta, a Petrobras pressionou o índice e impediu maiores ganhos.

O Ibovespa subiu 1,17%, aos 109.459 pontos. A sessão registrou volume de R$20,8 bilhões, acima da média de 50 pregões.

As ON da Vale subiram 3,31%, e as PN da Gerdau, 3,30%, em sintonia com a alta de cerca de 3% do minério de ferro na bolsa chinesa de Dalian na madrugada. O índice de Materiais Básicos da B3 avançou 2,55%.

Ao longo do dia, os investidores repercutiram a divulgação de indicadores econômicos que mostraram maior força do varejo brasileiro, além de acompanhar o desenrolar do projeto do novo arcabouço fiscal na Câmara dos Deputados.

Entre os destaques do dia, as ON da Lojas Renner ganharam 9,66%, repercutindo as vendas no varejo de março acima das expectativas. O indicador mostrou a resiliência do setor de consumo, apesar do elevado patamar da taxa básica de juros e do nível de endividamento das famílias.

As ON da Magazine Luiza, por sua vez, recuaram 0,59%, na contramão do setor. Segundo Caumont, investidores ainda demonstram medo e incertezas com a companhia após a divulgação do balanço na noite de segunda-feira, que mostrou aumento de despesas operacionais e um prejuízo líquido acima do esperado.

Ainda na ponta positiva, as PN da Azul e da Gol avançaram 14,89% e 9,02%, respectivamente, figurando entre as maiores altas do Ibovespa.

De acordo com o estrategista de investimentos da Matriz Capital, Lucas de Caumont, as aéreas foram impulsionadas pela expectativa de queda nos preços do querosene de aviação devido à mais recente mudança na política de preços anunciada pela Petrobras.

Em uma sessão predominantemente positiva para o mercado acionário em geral, apenas 24 dos 86 ativos que compõem o Ibovespa recuaram. O destaque negativo era das ON da IRB Brasil e da Minerva, que caíam 8,40% e 2,88% respectivamente.

As ON e PN da Petrobras recuaram 0,62% e 2,43%, respectivamente. As ações ON acumulam alta de 8,81% no mês e as PN, 8,27%.

No campo político, a expectativa entre os investidores é para a votação de urgência do arcabouço fiscal. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), disse mais cedo em Brasília que acredita que o regime de urgência para o andamento do projeto do arcabouço fiscal deva ser aprovado ainda hoje, informação também apurada pelo Scoop junto a fontes em Brasília.