Ibovespa cai com aversão ao risco externo após feriado de Carnaval

Perto das 13h18, o Ibovespa recuava 2,11%, aos 106.859 pontos

Unsplash
Unsplash

Por: Gabriel Brondi

O Ibovespa opera no campo negativo nesta quarta-feira, realizando um movimento de correção após as bolsas americanas apresentarem forte recuo na sessão anterior. Investidores aguardam a ata da última reunião do Federal Reserve e seguem com a perspectiva de que o banco central americano deve manter uma postura mais “hawkish” após os últimos dados da economia americana ainda se mostrarem resilientes.

Perto das 13h18, o Ibovespa recuava 2,11%, aos 106.859 pontos. Os papéis ordinários da Vale e preferenciais do Itaú desidratavam o Ibovespa em mais de 300 pontos, em recuos de 1,33% e 1,67%, respectivamente. No exterior, os índices americanos oscilavam em torno da estabilidade, após apresentarem queda superior a 2% na sessão anterior.

O desempenho negativo lá fora ontem foi atribuído principalmente à preocupação com o nível da taxa de juros americana, após o Índice de Gerentes de Compras, ou PMI composto, na sigla em inglês, mostrar alta em fevereiro para 50,2 pontos, ante 46,8 em janeiro, e acima do consenso de mercado de 47,2, segundo levantamento da S&P Global. Leituras acima de 50 pontos indicam expansão da atividade econômica.

Hoje, investidores acompanham às 16h00 a divulgação da ata do mais recente encontro do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve. No Brasil, às 14h00, a pesquisa Focus expõe as projeções dos analistas após aparente trégua nos conflitos entre governo e Banco Central.

Entre os destaques no cenário interno, a tragédia no litoral norte de São Paulo expõe o impacto do avanço da ocupação urbana e tem reflexos na cena política. O governador de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos), viajou para a região na tarde do domingo. Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) interrompeu uma viagem à Bahia e chegou por volta do meio-dia de segunda-feira à cidade de São Sebastião. Em coletiva, o presidente pregou união e prometeu construir casas para as famílias atingidas.

Entre as ações individuais, as de empresas de frigoríficos e de alimentos processados caíam com notícias de possível caso de “vaca louca” no Brasil e gripe aviária na Argentina e Uruguai. As ordinárias da Vale perdiam 1,6% após recuo do minério de ferro na China após bolsa ajustar limites em meio a um esforço para conter o que as autoridades chinesas consideram manipulação de preços do produto.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, viajam para Bangalore, na Índia, onde participam de reuniões do Grupo dos 20 países mais desenvolvidos de 23 a 25 de fevereiro.