Ibovespa avança com impulso de Vale e de olho em China

Do lado doméstico, investidores observam as projeções do boletim Focus

Pixabay
Pixabay

Por: Juliana Machado

O Ibovespa oscilava em alta na manhã desta segunda-feira, amparado pelo avanço das ações da Vale, em dia de liquidez reduzida pelo feriado de hoje nos Estados Unidos e pela semana curta devido ao feriado no Brasil na quinta-feira.

Por volta das 10h30, o Ibovespa subia 0,29%, aos 118.237 pontos, com giro financeiro ainda pouco expressivo – caso se mantenha o ritmo dos negócios, o volume no dia ficará bem abaixo da média dos últimos 50 pregões.

Do lado externo, investidores encontram estímulo à tomada de risco após as informações de que a incorporadora chinesa Country Garden obteve no fim de semana a aprovação de seus credores para estender os pagamentos de um título privado offshore no valor de US$540 milhões, segundo uma agência de notícias internacional.

Além disso, o Banco Popular da China flexibilizou algumas regras de endividamento e reduziu as reservas obrigatórias para moeda estrangeira de 6% para 4% a partir de 15 de setembro. Em meio a esse cenário, as bolsas asiáticas fecharam perto das máximas do dia, trazendo bom humor aos mercados.

Do lado doméstico, investidores observam as projeções do boletim Focus, com aumento das estimativas de inflação deste ano e do próximo e do Produto Interno Bruto (PIB), após a expansão da atividade acima do esperado no segundo trimestre. Ainda hoje, o mercado vai acompanhar o pronunciamento do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em evento em São Paulo, a partir das 14h, na tentativa de obter pistas sobre a condução da política monetária.

Com o feriado do Dia do Trabalho nos EUA hoje, que mantém as bolsas fechadas por lá, e no Brasil na quinta-feira, a sessão deve ser marcada pelo baixo ritmo nos negócios. Entre os destaques da manhã, Vale ON intensificava os ganhos a 1,39%, de olho no avanço do minério de ferro e nos estímulos chineses.

Ainda entre as “blue chips”, Petrobras PN, Itaú PN e Bradesco PN subiam 0,18%, 0,01% e 0,24%, respectivamente. Eletrobras ON, em baixa de 1,19%, liderava as quedas do Ibovespa em pontos, em meio ao rebaixamento da nota de crédito pela Moody’s e à suspensão do programa de demissão voluntária (PDV) da companhia.