Por: Sheyla Santos
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta segunda-feira a jornalistas, na sede da pasta, que medidas com objetivo de elevar o volume de receitas, chamadas pelo governo de saneadores, devem ficar para depois da viagem presidencial à China.
Entre as medidas estão a tributação de apostas online, a tributação de importações de pequeno valor e o fim da desoneração do crédito de ICMS como redutor da base de cálculo do PIS e da Cofins. O novo marco das parcerias público-privadas (PPPs), cujo lançamento estava previsto para esta segunda-feira à tarde, também foi adiado.
Por outro lado, o envio do texto base do arcabouço fiscal e as mudanças previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) serão apresentadas ainda nesta semana, mesmo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fora do país.
Nesta tarde, Haddad foi à Casa Civil para fechar os textos da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da LRF. Ele viajará com Lula e outros ministros amanhã.
“Estamos validando detalhes da redação para que a ministra [Simone] Tebet e o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, fiquem seguros durante esse período nosso na China”, disse.