Wall Street: Índices terminam em alta com comentários de autoridades do Fed

Os índices Dow Jones, Nasdaq 100 e S&P500 avançaram 0,24%, 0,30% e 0,10%, respectivamente

Unsplash
Unsplash

Por: Gabriel Ponte

Os principais índices acionários de Wall Street fecharam em alta nesta nesta terça-feira, com os investidores acompanhando comentários divergentes de autoridades do Federal Reserve sobre a trajetória de juros da economia americana.

Os índices Dow Jones, Nasdaq 100 e S&P500 avançaram 0,24%, 0,30% e 0,10%, respectivamente. Por volta das 18h00, os rendimentos dos títulos do Tesouro de dois anos perdiam 15,0 pontos-base, a 4,740%, e os de dez anos, 5,6 pbs, a 4,332%. 

“A tendência de curto prazo tem sido de um mercado de alta, então, a menos que haja uma informação realmente negativa, os investidores continuarão a comprar ações”, afirmou o CEO da Horizon Investment Services, Chuck Carlson, à Refinitiv. Para ele, há razões para os mercados seguirem avançando. 

Além de dados econômicos que serão reportados nesta semana, os investidores aguardam a decisão de juros do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), em duas semanas. Amanhã, os operadores acompanharão a segunda leitura da prévia do Produto Interno Bruto (PIB) trimestral.

Mais cedo, o Conference Board informou que a confiança do consumidor avançou a 102,0 em novembro, acima do consenso, de 100,9. O dado indica a resiliência da atividade econômica, mas lança dúvidas sobre a trajetória dos juros – o fortalecimento da atividade pode se refletir em uma maior inflação. 

Em conjunto com os dados, falas divergentes de autoridades do Fed movimentaram a sessão. Mais cedo, a diretora Michelle Bowman sugeriu que uma alta adicional dos juros seria necessária para controlar a inflação. Em contrapartida, o diretor Christopher Waller disse ter aumentado a confiança de que os juros já se encontram em nível suficientemente restritivo. 

Nos destaques do dia, as ações da Tesla tiveram a terceira alta consecutiva, com os investidores aguardando o lançamento do novo veículo da companhia, o Cybertruck, previsto para esta quinta-feira. Os papéis subiram 4,51% na Nasdaq, a US$246,72. 

(GP | Edição: Juliana Machado | Comentários: equipemover@tc.com.br)