NY: Índices fecham perto da estabilidade com cautela às vésperas do Payroll

Confira o fechamento dos mercados internacionais nesta quinta (31)

Unsplash
Unsplash

Por Gabriel Ponte

As bolsas americanas encerraram a sessão desta quinta-feira (31) perto da estabilidade, com investidores avessos ao risco às vésperas da divulgação do relatório formal de empregos conhecido como Payroll amanhã.

O S&P500 e o Dow Jones fecharam em quedas de 0,16% e 0,48%, respectivamente, enquanto o Nasdaq 100 avançou 0,25%. No acumulado mensal, os índices perderam 1,77%, 2,36% e 1,62%, na mesma ordem, indicando o fim do rali acionário nos mercados americanos. O S&P500 e o Nasdaq 100 também interromperam uma sequência de cinco altas mensais consecutivas.

Por volta das 17h00, os rendimentos dos títulos do Tesouro americano de dois anos recuavam 1,9 ponto-base, a 4,867%, e os de dez anos, 1,2 pbs, a 4,106%. O movimento de queda dos Treasury yields impulsionou os papéis de companhias tecnológicas como a Amazon, que avançou 2,18% na Nasdaq.

Divulgado mais cedo, o núcleo do índice de preços de gastos com consumo (PCE) avançou 0,2% em julho na base mensal. Já base anual, o núcleo do PCE avançou 4,2%, segundo dados do Departamento de Comércio americano, em linha com o consenso dos investidores.

Os dados consolidaram as apostas de que o Federal Reserve poderá encerrar o ciclo de alta dos juros em breve. Ao fim da tarde, investidores projetavam 88,5% de chances de manutenção da taxa-alvo em setembro, segundo derivativos negociados na Chicago Mercantile Exchange (CME).

“Investidores acreditam que o Fed segue dependente de dados, e, no momento, os dados estão a favor do mercado. Ou seja, o aperto monetário do Fed tem produzido efeito”, avaliou o CEO da Longbow Asset Management, Jake Dollarhide, à Refinitiv. A próxima reunião do Fed ocorrerá em 19 e 20 de setembro.

Ainda assim, investidores mantiveram a aversão ao risco antes da divulgação do Payroll. O consenso Refinitiv projeta a criação líquida de 170 mil postos de trabalho em agosto, ante as 187 mil abertas em julho. Os dados serão reportados às 9h30.

Os dados de ganhos salariais por hora e a taxa de desemprego do Payroll podem balizar a decisão de setembro do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), após uma bateria de dados nesta semana sinalizar o enfraquecimento do mercado de trabalho americano.