NY: Índices fecham em queda, com investidores à espera de dados de inflação

Confira o fechamento das bolsas norte-americanas nesta quarta (9)

Unsplash
Unsplash

Por Gabriel Ponte

As principais bolsas americanas encerraram a sessão desta quarta-feira (9) em queda, com os investidores à espera da divulgação dos dados de inflação ao consumidor referentes a julho – uma importante métrica para os próximos passos do Federal Reserve neste segundo semestre. 

Os índices S&P500, Dow Jones e Nasdaq 100 recuaram 0,70%, 0,54% e 1,12%, respectivamente. Por volta das 17h00, os rendimentos dos títulos do Tesouro de dois anos avançavam 4,8 pontos-base, a 4,804%, e os de dez anos recuavam 2,0 pbs, a 4,006%, após leilão realizado mais cedo. 

“Os mercados estiveram vacilantes na sessão de hoje, em razão da divulgação da inflação ao consumidor de julho amanhã”, explicou o vice-presidente de gestão de ativos da Lenox Advisors, Jason Krupa, à Refinitiv.

Em outra frente, dados do Fed de Nova York apontaram que a dívida dos americanos em cartões de crédito ultrapassou US$1,0 trilhão, levantando temores sobre um excessivo endividamento da população e um arrefecimento do consumo. 

O consenso das projeções para o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) aponta para uma ligeira aceleração de 0,20% em julho, na base mensal. Já na base anual, a previsão é de aceleração da alta a 3,3%, ante 3,0% registrado em junho. Os dados serão divulgados às 9h30, pelo Departamento do Trabalho dos EUA. 

Também mais cedo, o presidente do Federal Reserve da Filadélfia, Patrick Harker, apontou que o banco central pode manter os juros inalterados, a depender dos dados. A próxima decisão de juros do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) ocorrerá no dia 20 de setembro.

No pós-mercado, os papéis da Walt Disney recuavam 1,97% na NYSE, após a companhia reportar resultados referentes ao segundo trimestre, que trouxeram perspectivas mais fracas para o terceiro trimestre do que o esperado por analistas.