NY: Bolsas encerram sessão mistas com Payroll e China, mas acumulam alta na semana

Confira o fechamento das bolsas americanas nesta sexta (1º)

Unsplash
Unsplash

Por Juliana Machado

A maioria das bolsas americanas terminou a sessão desta sexta-feira (1º) em leve alta, impulsionadas pelos dados de emprego de agosto nos Estados Unidos. Na semana, a leitura de que há espaço para o Federal Reserve pausar o atual ciclo de alta de juros garantiu ganhos para os mercados acionários.

O Dow Jones subiu 0,33%, o S&P500, 0,18%, e o Nasdaq 100, na contramão, caiu 0,02%. Na semana, os índices acumularam altas de 1,39%, 2,43% e 3,51%, respectivamente.

Pela manhã, o relatório urbano de emprego dos EUA conhecido como Payroll mostrou a criação de 187 mil vagas de trabalho em agosto, acima das expectativas. Apesar do número forte, no entanto, houve aumento da taxa de desemprego e um crescimento de salários abaixo do esperado. Combinados, esses dados reforçam a leitura de que há espaço para pausa na alta de juros, sobretudo diante do comportamento controlado da inflação no país.

As bolsas americanas traçaram movimento positivo, embora tenham perdido força no decorrer do dia. Mesmo assim, o índice de volatilidade VIX atrelado ao S&P500 seguiu em baixa de 3,76%, enquanto os rendimentos dos títulos do Tesouro americano de 2 anos – mais sensíveis à política monetária – oscilaram perto da estabilidade, a 4,872%.

O mercado global também recebeu com otimismo o anúncio de que a China reduziu as taxas hipotecárias, uma medida para incentivar o mercado imobiliário, que vem passando por forte pressão nos últimos meses. Ao anúncio, somou-se também a informação de que o banco industrial chinês cortará a taxa de depósito de um ano em 10 pontos-base, a 1,75%, e a taxa de depósito de dois anos em 20 pontos-base, para 2%.

Na segunda-feira, os mercados americanos permanecerão fechados devido ao feriado do Dia do Trabalho.