Ibovespa recua com aversão ao risco após discurso de Powell e IPCA-15 acima do esperado

Confira o fechamento da Bolsa brasileira nesta sexta (25)

B3
B3

Por Luca Boni

O Ibovespa fechou a sessão desta sexta-feira (25) em queda, na contramão das bolsas americanas, após o discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, no simpósio de Jackson Hole. No cenário local, investidores digeriram também o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) levemente acima do esperado.

O Ibovespa fechou em queda de 1,02%, aos 115.837 pontos. Desde segunda-feira, o índice acumulou alta de 0,37%, interrompendo uma sequência de quatro quedas semanais consecutivas. A sessão teve volume de R$13,7 bilhões, abaixo da média de 50 pregões.

Mais cedo, no evento que reúne banqueiros centrais do mundo inteiro nos Estados Unidos até amanhã, Powell ressaltou que o Fed está preparado para aumentar ainda mais os juros americanos para combater a inflação e trazê-la para a meta de 2% ao ano.

No cenário local, o IPCA-15 de agosto registrou inflação de 0,28% na base mensal, acima da expectativa de 0,17% do consenso. Na comparação anual, o indicador avançou 4,24%, também acima do consenso de 4,13%.

Segundo o head de renda variável da A7 Capital, Andre Fernandes, o dado foi ruim e com alta nos núcleos. Para ele, a aceleração do setor de serviços subjacentes “esvazia as apostas” de cortes mais agressivos na Selic, e reforça o plano de cortes de 0,50 ponto percentual nas próximas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom).

Entre os destaques, as ON da Localiza, da Eletrobras e as PN do Itaú recuaram 3,85%, 2,04% e 1,58%, respectivamente, e foram as maiores detratoras do índice.

As ON do Pão de Açúcar, da CVC e da MRV caíram 7,23%, 6,58% e 5,58%, respectivamente, figurando entre as maiores quedas percentuais do índice.

Em uma sessão predominantemente negativa para o mercado, poucas ações valorizaram, com destaque para as PN da Raízen e as ON da São Martinho, que avançaram 1,61% e 4,02%, na ordem.

As ações do setor açucareiro avançaram nos últimos dias após restrições de exportação da commodity pela Índia. Além disso, o Bradesco BBI divulgou hoje um relatório elevando a recomendação para as ON da São Martinho para “compra” e atualizou o preço-alvo do papel para R$44,00 para 2024.