Explosão no Quartier Latin de Paris deixa cerca de 30 feridos e gera incerteza

Equipes de resgate procuram desaparecidos

Reuters News Brasil
Reuters News Brasil

Por Reuters

Uma explosão atingiu uma rua do movimentado Quartier Latin na região central de Paris nesta quarta-feira (21), ferindo cerca de 30 pessoas, causando incêndios e o colapso da fachada de um prédio que recebe uma escola de design popular entre estudantes estrangeiros. Equipes de resgate estavam procurando duas pessoas desaparecidas que poderiam estar embaixo dos destroços, disseram as autoridades.

Testemunhas descreveram uma explosão ensurdecedora e uma gigante bola de fogo que subiu por vários andares na rua Saint-Jacques, no 5º arrondissement, que não fica longe da Catedral de Notre Dame e dos Jardins de Luxemburgo. Escombros do prédio onde fica a Paris American Academy foram espalhados pela rua.

Pelo menos 29 pessoas ficaram feridas, incluindo quatro em condição grave, disse a polícia. Soldados ajudaram a manter um perímetro de segurança em torno do local.

A promotoria de Paris disse que era cedo demais para dizer o que causou a explosão.

Mas o vice-prefeito local, Edouard Civel, citou uma explosão de gás em uma publicação no Twitter, e testemunhas disseram à emissora BFM que sentiram um forte cheiro de gás momentos antes da explosão.

“A loja balançou violentamente, pareceu uma explosão de bomba”, disse Rahman Oliur, que administra uma loja de alimentos a algumas portas da American Academy.

ESCOMBROS E FOGO

A explosão aconteceu às 16h55 do horário local (11h55 em Brasília), bem no momento em que trabalhadores voltam para casa. A região é frequentada por turistas e estudantes estrangeiros no começo do verão, mas não houve indicação de que estrangeiros estavam entre os desaparecidos ou feridos em um primeiro momento.

Pessoas foram retiradas de vários prédios das proximidades. Mais de duas horas após a explosão, os socorristas ainda estavam tratando moradores em estado de choque. Uma mulher desmaiou na rua.

A procuradora-geral de Paris, Laure Beccuau, disse que as primeiras indicações são de que a explosão se originou dentro do prédio. Investigadores tentarão determinar se as condições do prédio violavam as regulamentações ou se algum indivíduo agiu sem o devido cuidado.