Bolsas fecham mistas nos EUA com temores inflacionários

O Dow Jones fechou em ligeira alta de 0,02%, o S&P500 recuou 0,47%, e o Nasdaq 100 caiu 0,66%

Unsplash
Unsplash

Por: Luca Boni e Gabriel Ponte

Os principais índices acionários dos Estados Unidos encerraram a sessão sem direção única e e os rendimentos dos títulos do Tesouro avançaram nesta quarta-feira, em meio a declarações de dirigentes do Federal Reserve sobre a política monetária, que mantêm investidores em alerta sobre a extensão do ciclo de alta de juros no país.

O índice Dow Jones fechou em ligeira alta de 0,02%, o S&P500 recuou 0,47%, e o Nasdaq 100 caiu 0,66%. O S&P500 encerrou no menor patamar em quase seis semanas. Ao fim da sessão, o índice DXY, cesta que mede o desempenho do dólar ante divisas pares, recuava 0,51%, aos 104,42 pontos.

Por volta das 18h00, os Treasury yields de dois anos – mais sensíveis à política monetária – avançavam 6,3 pontos-base, a 4,883%, atingindo os níveis mais altos desde 2007, enquanto os de dez anos subiam 7,4 pontos-base, a 3,998%. Mais cedo, os rendimentos superaram o patamar de 4,0%, nível que não era tocado desde novembro.

O presidente do Fed de Minneapolis, Neel Kashkari, afirmou hoje estar “aberto” a uma alta de 25 ou de 50 pontos-base da taxa-alvo Fed Funds na próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), ao fim deste mês.

Kashkari também afirmou que os juros americanos podem precisar avançar acima do patamar de 5,40%. Ele é membro votante do FOMC neste ano.

Já o presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, endossou o apoio à continuidade do ciclo de alta dos juros para além do nível de 5,0%.

Também hoje, investidores passaram a ampliar as apostas nas chances de os juros americanos se aproximarem do patamar de 6,0% ao fim deste ano, diante de dados que indicam a resiliência da atividade econômica e a persistência de uma inflação alta no país.

As ações da Rivian despencaram 18,34% na Nasdaq, após a montadora de veículos elétricos informar a previsão de produção abaixo das expectativas de analistas neste ano. A empresa já havia frustrado consensos dos principais indicadores no balanço do quarto trimestre de 2022.

Já os papéis da Tesla caíram 1,43% na Nasdaq, com os investidores aguardando o pronunciamento de Elon Musk no Investor Day da companhia, que ocorre nesta quarta-feira, um dia depois que o presidente do México, Andrés Obrador, ter afirmado que a empresa planeja construir uma fábrica no centro industrial de Monterrey, no norte do país.