Por: Luca Boni e Gabriel Ponte
Os principais índices acionários de Wall Street encerraram a sessão desta segunda-feira em queda, com investidores atentos à divulgação dos balanços do quarto trimestre de 2022 de gigantes tecnológicas nesta semana, e cautelosos às vésperas do início da reunião de política monetária do Federal Reserve.
Os índices S&P500, Dow Jones e Nasdaq 100 fecharam em quedas de 1,30%, 0,77% e 2,09%, respectivamente. Por volta das 18h00, o retorno dos títulos do Tesouro americano de dois anos – mais sensíveis à política monetária – avançava 3,7 pontos-base, a 4,240%, enquanto o de dez anos subia 3,9 pontos-base, a 3,542%. Ao fim da sessão, o índice DXY, que mede o desempenho do dólar ante divisas pares, operava em alta de 0,31%, aos 102,23 pontos.
O setor de tecnologia recuou 1,91% na sessão, pressionando os índices de Nova York. As ações da Apple caíram 2,01% na Nasdaq, enquanto as da Alphabet – controladora da Google – recuaram 2,74%, e as da Amazon perderam 1,65%.
Investidores seguem atentos aos resultados trimestrais das três companhias. A Apple, a Alphabet e a Amazon divulgarão os balanços do quarto trimestre na quinta-feira. Em comum, todas demitiram e cortaram gastos nos últimos meses, diante de incertezas relacionadas ao ciclo de juros e à desaceleração da economia americana.
O consenso do mercado também aponta para alta de 25 pontos-base da taxa-alvo Fed Funds na reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) de quarta-feira. Investidores têm favorecido a busca por proteção, diante de um potencial discurso duro a ser adotado pelo presidente do Fed, Jerome Powell, em coletiva de imprensa após a decisão do FOMC.
O economista para os EUA do Bank of America, Michael Gapen, projetou em relatório que o FOMC deverá continuar a pontuar serem apropriados “aumentos contínuos” dos juros no comunicado da decisão e que isso deve ser enfatizado por Powell na coletiva.
Amanhã, o McDonald’s e a General Motors divulgarão seus balanços antes da abertura dos mercados americanos.