Bolsas americanas fecham em queda pelo segundo pregão consecutivo e juros avançam nos EUA

Os índices S&P500, Nasdaq 100 e Dow Jones fecharam em quedas de 0,73%, 0,88% e 1,02%, respectivamente

Unsplash
Unsplash

Por: Luca Boni e Gabriel Ponte

Os principais índices acionários dos Estados Unidos encerraram a sessão desta quinta-feira em queda pelo segundo pregão consecutivo, enquanto os rendimentos dos títulos do Tesouro americano avançaram, revertendo a trajetória inicial de perdas após a divulgação de dados econômicos.

Os índices S&P500, Nasdaq 100 e Dow Jones fecharam em quedas de 0,73%, 0,88% e 1,02%, respectivamente, revertendo os ganhos da manhã. Por volta das 18h00, os Treasury yields de dois anos avançavam 6,3 pontos-base, a 4,488%, e os de dez anos subiam 3,0 pontos-base, a 3,684%. Ao fim da sessão, o índice DXY, que mede o desempenho do dólar ante divisas pares, caía 0,20%, aos 103,26 pontos.

“O mercado acionário começou a sessão desta quinta com um claro viés de alta. No entanto, o avanço dos rendimentos dos Treasuries retiraram parte do impulso dos mercados”, disse o diretor de investimentos da Albion Financial Group, Jason Ware, à Reuters.

Mais cedo, os pedidos semanais de seguro-desemprego da semana encerrada em 4 de fevereiro atingiram a marca de 196 mil, levemente acima do consenso de 194 mil. Investidores têm acompanhado os dados do mercado de trabalho, considerados variáveis econômicas cruciais para balizar o ciclo de alta de juros pelo Federal Reserve. Os dados divulgados hoje tranquilizaram temporariamente as preocupações sobre a trajetória de alta das Fed Funds, após o relatório de emprego de janeiro ter mostrado a reaceleração da criação de vagas e, consequentemente, novas pressões inflacionárias nos EUA.

Investidores seguem atentos aos comentários de dirigentes do Fed, em busca de pistas sobre o futuro da política monetária americana. Na terça-feira, o presidente da autarquia, Jerome Powell, disse que a inflação estava esfriando, mas que ainda há um longo caminho a percorrer. Ontem, membros do Fed defenderam a manutenção dos juros em níveis restritivos “por alguns anos”.

No mercado acionário, as ações da Disney encerraram em queda de 1,27% na NYSE. Ontem, a companhia anunciou o corte de 7 mil funcionários e uma reorganização de seus negócios. No balanço do quarto trimestre de 2022, também divulgado ontem, a empresa superou consensos nos principais indicadores e registrou perdas menores que as esperadas no segmento de streaming.

As ações da Alphabet fecharam em queda de 4,39% na Nasdaq, com investidores apreensivos com o aumento da concorrência no segmento de inteligência artificial.

Amanhã, são aguardados os dados de confiança do consumidor de Michigan de fevereiro.