BofA: Gestores veem Ibovespa em até 130 mil pontos ao fim de 2024

Índice deve ganhar tração a partir do momento que a taxa básica de juros passe a girar entre 9% e 10%

UnSplash
UnSplash

Por: Luca Boni

A maior parte dos gestores de fundos espera que o Ibovespa termine o ano de 2024 entre os 120 e 130 mil pontos, segundo pesquisa realizada pelo Bank of America Securities. O índice deve ganhar tração a partir do momento que a taxa básica de juros passe a girar entre 9% e 10%, conforme relatório divulgado nesta terça-feira.

Segundo a pesquisa feita pelo BofA, os gestores acreditam que, para acontecer um movimento firme de rotação de carteiras de investimentos de renda fixa para o mercado de renda variável, é necessário que a taxa Selic esteja no patamar dos 10%.

Do ponto de vista setorial das ações, os gestores ainda preferem estar posicionados nos segmentos de energia, serviços públicos e financeiro. De acordo com o BofA, esses gestores também favorecem ações de empresas que tenham alto grau de qualidade e sejam boas pagadoras de dividendos.

Ainda conforme o relatório, o nível de dinheiro em caixa dos gestores recuou a 6,3% em novembro, ante 8,0% em outubro. Esse patamar, no entanto, constitui parcela significativa de recursos e segue acima da média histórica da pesquisa, de 5,2%. Um maior nível de caixa sugere que os gestores seguem cautelosos, uma vez que esses recursos são aplicados em ativos de baixo risco dentro da renda fixa. 

Em termos de atividade econômica, 75% dos gestores estimam que o Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer entre 2% e 3% em 2024, percentual acima do observado em outubro, quando apenas 62% projetavam esse nível de expansão.

(LB | Edição: Juliana Machado | Comentários: equipemover@tc.com.br)