Banco Central Europeu eleva taxa de juros para 4,00%, em linha com consenso

A inflação, segundo a autoridade, deve atingir 5,1% em 2023

Pixabay
Pixabay

Por: Juliana Machado

O Banco Central Europeu (BCE) elevou em 0,25 ponto-base a taxa básica de juros, para 4,00%, em linha com o esperado pelo mercado, um dia depois do Federal Reserve manter inalterada a taxa de juros americana. Em maio, a autoridade monetária europeia já havia promovido um aperto no mesmo ritmo, para 3,75%.

Segundo comunicado do BCE, a decisão reflete a visão que a autoridade tem para as perspectivas de inflação, a dinâmica de preços da economia e a transmissão da política monetária. Os indicadores de pressão sobre os preços seguem fortes, de acordo com o BCE, embora “alguns evidenciem sinais preliminares de abrandamento”.

As projeções para inflação da entidade, excluindo preços de produtos de energia e alimentares, foram revisadas em alta. A inflação, segundo a autoridade, deve atingir 5,1% em 2023, 3% em 2024 e 2,3% em 2025.

“Ao mesmo tempo, os aumentos anteriores das taxas de juro pelo Conselho do BCE estão se repercutindo de forma vigorosa nas condições de financiamento e estão gradualmente gerando impacto no conjunto da economia”, afirma o comunicado. “Os custos do endividamento subiram de forma acentuada e o crescimento dos empréstimos está se abrandando.”