Alguns membros do Fed defenderam alta de 0,50 p.p., mostra ata do FOMC

Segundo o documento, esses participantes observaram que uma maior alta favoreceria os juros a alcançarem rapidamente nível "suficientemente restritivo"

Unsplash
Unsplash

Por: Gabriel Ponte

Alguns membros do Federal Reserve mostraram-se favoráveis a uma elevação dos juros em 50 pontos-base na decisão de fevereiro, de acordo com a ata da última decisão do Comitê Federal de Mercado Aberto, divulgada há pouco. Segundo o documento, esses participantes observaram que uma maior alta favoreceria os juros a alcançarem rapidamente nível “suficientemente restritivo”.

Ainda assim, o documento apontou que uma sólida maioria dos diretores do Fed favoreceu uma alta de 25 pontos-base na reunião do início do mês. Para esses participantes, uma redução no ritmo do aperto monetário, de 50 para 25 pontos-base, permitiria ao Fed “determinar melhor a extensão” de altas futuras.

Os participantes presentes na decisão de fevereiro também concordaram que os riscos inflacionários altistas permanecem como um “fator-chave” que tem guiado a política monetária. “Todos os participantes concordaram que mais altas de juro são necessárias para ter sucesso no trabalho do comitê e nos objetivos de inflação.”

Na última reunião, o FOMC elevou os juro em 0,25 ponto percentual, para o intervalo entre 4,50% e 4,75%. A ata também mostrou que os participantes defenderam os juros em patamares elevados até que o Fed tenha confiança de que a inflação esteja encaminhada para a meta de 2,0%. Para o comitê, esse processo provavelmente levará “algum tempo”.