Acordo preliminar para divida dos Estados Unidos traz alívio

Feriado americano de Memorial Day pode reduzir liquidez dos Mercados

PicResize
PicResize

Por: Patricia Lara

A aprovação de um acordo preliminar para elevar o teto da dívida pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o líder da Câmara dos Deputados do país, Kevin McCarthy, na noite de sábado, retira a ameaça de calote e impulsiona as bolsas europeias e os futuros dos índices acionários americanos. Dia deve ser de baixa liquidez,com feriados em vários países europeus e o Memorial Day nos EUA. No Brasil, pesquisa Focus abre a semana e colhe as expectativas dos analistas após a inesperada desaceleração da inflação divulgada na semana passada.

O acordo selado pelo governo americano eleva o teto do endividamento dos EUA por dois anos, além de reduzir e limitar certos programas federais, segundo as autoridades. O texto segue agora para aprovação do Congresso, onde tem de ser aprovado antes de 5 de junho, quando se projeta que o Tesouro esgotará a capacidade de pagar suas obrigações. A aprovação não está assegurada, especialmente na Câmara dos Representantes, já que os republicanos têm uma maioria estreita na casa e os parlamentares de direita que exigiram cortes orçamentários significativamente maiores em troca do aumento do limite de endividamento provavelmente podem criar obstáculos.

Com a remoção do risco de calote das obrigações financeiras do governo americano, os rendimentos dos títulos de dívida americana de curtíssimo prazo cediam, assim como as taxas longas. O Índice Dólar, que mede a variação da moeda ante principais pares, tinha leve baixa.

Entre as moedas, a lira turca era destaque e cravava mínima histórica, após o presidente Tayyip Erdogan ser reeleito para seu terceiro mandato no domingo, depois de uma corrida eleitoral acirrada no segundo turno contra o líder da oposição, Kemal Kilicdaroglu. Erdogan recebeu 52,14% dos votos, segundo dados divulgados pelo Conselho Superior Eleitoral da Turquia, superando o adversário Kilicdaroglu. O dólar se valorizava 0,99%, a 20,06 liras turcas com a incerteza sobre as políticas econômicas no país.

Nas commodities, o minério de ferro prolongou os ganhos e subiu 4,89%, a 719 iuanes, ou US$104,02 a tonelada na Bolsa chinesa de Dalian, com a expectativa de anúncio de medidas de suporte à economia após a divulgação de dados fracos no sábado. O lucro industrial das empresas caiu 20,6% de janeiro a abril, de acordo com dados do Escritório Nacional de Estatísticas. Já o contrato futuro do petróleo Brent para julho subia 0,34%, a US$77,19 por barril na Intercontinental Exchange Europe.

Na agenda doméstica, além da divulgação pelo Banco Central do boletim Focus, às 8h25, o Tesouro Nacional apresentará relatório mensal da dívida em abril, às 14h30, e o coordenador da dívida pública, Luis Felipe Vital, detalha os resultados em coletiva às 15h00.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem reuniões com representantes do Tesouro Nacional, às 15h00. Haddad afirmou em entrevista à GloboNews na sexta-feira que o Brasil está prestes a entrar em um ciclo de queda de juros, ressaltando que a inflação está “mais comportada” e que o câmbio está estável em um patamar mais baixo do que o do início do governo.

No fim do dia, a partir das 19h30, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, profere palestra e recebe homenagem em cerimônia de entrega do “Prêmio Inovação Para o Desenvolvimento Econômico”, promovido pelo Conselho Regional de Economia do Estado do Ceará (Corecon-CE) e pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (IBEF-CE), em Fortaleza.

DESTAQUES

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, desembarcou em Brasília na noite deste domingo para uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira. Maduro não vinha ao país desde 2015, quando participou da posse da ex-presidente Dilma Rousseff. Amanhã, Maduro deve participar de reunião com líderes dos 12 países da América do Sul, em Brasília. (O Globo)

O governo corre contra o tempo para aprovar a Medida Provisória que redesenha a configuração dos ministérios. A MP perde validade em 1 de junho. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse no dia 26 que o governo vai tentar resgatar a ideia original de alguns pontos da medida provisória. A comissão mista do Congresso que analisou a MP mudou o texto, retirando atribuições, por exemplo, dos Ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas. (Agência Senado)

O presidente da Câmara dos EUA, o republicano Kevin McCarthy, tentou no domingo conter uma revolta dos parlamentares de direita que se opõem ao seu acordo de dívida com o presidente Joe Biden, enquanto os dois lados se moveram para vender seus partidos em um acordo para evitar um calote iminente dos EUA. McCarthy defendeu o pacto antes de uma votação prevista para ocorrer na quarta-feira na Câmara. (Financial Times)

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, convocou eleições gerais antecipadas para 23 de julho, depois que seu partido Socialista sofreu uma derrota retumbante nas eleições locais e regionais no domingo. Sánchez fez o anúncio surpresa na manhã de segunda-feira, enquanto o conservador Partido do Povo ainda comemorava seus bons resultados eleitorais em todo o país. Sánchez disse que dissolveria o Parlamento para se preparar para as eleições. (Financial Times)

O Bank of America informou na sexta perceber melhora do sentimento em relação ao mercado acionário brasileiro, e que os ganhos do Ibovespa reduziram, embora não tenham eliminado por completo o desconto do índice ante patamares históricos. Após o rali recente, o Ibovespa – excluindo o desempenho de papéis associados a commodities – é negociado com desconto de 11% em relação a patamares históricos. (Mover)