São Paulo, 04/10/2024 – O “boom” de investimentos globais em inteligência artificial está acelerando a demanda por energia, e a WEG poderá aproveitar a onda, com a venda de equipamentos e soluções para esse nicho de mercado, um caminho que “não tem volta”, disse hoje o novo presidente da multinacional catarinense, Alberto Kuba.
“Cada consulta que se faz, por exemplo, em um Google, se você faz no ChatGPT ou Co-Pilot gasta 15 vezes, 20 vezes mais energia. Então aqui tem realmente uma demanda enorme que vai crescer de energia. A WEG pode se tornar um grande player, pode ser um vetor de crescimento muito grande para o futuro”, disse Kuba, durante Investor Day da companhia.
“A WEG está pronta para fornecer não só alternadores, geradores, mas uma série de produtos, como motores para sistemas de “cooling”, os paineis, e-houses”, explicou ele, sobre equipamentos necessários para data centers usados no setor de IA.
Outros segmentos que deverão impulsionar novos negócios para a WEG nos próximos anos, e que já estão acelerando, são aqueles ligados à transição energética, incluindo eletrificação e mobilidade elétrica.
A WEG também se prepara para fornecer sistemas de baterias, conhecidos como BESS, a empresas interessadas em disputar um leilão que o governo deve realizar no ano que vem para contratar projetos de armazenamento de energia, de acordo com Kuba.
“A transição energética, independente de crise ou não crise, vai acontecer. E a inteligência artificial é a mesma coisa. Quem já fez uso da IA generativa percebe que ninguém volta atrás, só começa a usar mais”, disse o CEO, que assumiu em abril.
“É um tópico que está cada vez mais em pauta, investimentos para transição energética. A WEG vem se posicionando para ser grande em produtos de eficiência energética diferenciada. A WEG quer ser protagonista nisso: energias renováveis, mobilidade elétrica, eficiência operacional. Já estamos olhando a eletrificação da indústria, muitos processos que hoje são à base de gás. Estamos na jornada de eletrificar, ganhar eficiência e digitalizar”, explicou Kuba.
CARRO ELÉTRICO ´VOANDO´
O mercado de carros elétricos em rápida expansão no Brasil tem acelerado os negócios da WEG para fabricação de estações de recarga para veículos movidos a eletricidade, que estão em ritmo forte, segundo Kuba.
“Estações de recarga vão crescer 300% a 400% este ano. O mercado está acelerando bastante. Era algo que 4-5 anos atrás não existia na WEG, era muito incipiente, e agora está se tornando um dos principais ‘drivers’ de crescimento”, afirmou o CEO, ao comentar o lançamento de um novo modelo de estação carregadora, no próximo mês.
As vendas de veiculos elétricos e híbridos no Brasil mostram crescimento acumulado até agosto deste ano de 123%, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).