A visão do UBS BB sobre o setor aéreo brasileiro era extremamente negativa desde o início da pandemia, mas isso está mudando, disseram os analistas da instituição financeira nesta segunda-feira (20). Sendo assim, elevaram a recomendação de Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) de venda para neutra.
A melhora da expectativa dos especialistas acontece após as duas companhias conseguirem renegociar o pagamento da dívida de curto prazo. A Azul conseguiu prorrogar o pagamento de R$ 4,5 bilhões, ou 90% do valor em arrendamento. A Gol fechou acordo de US$ 1,4 bilhão com a Abra Group no começo de março. A decisão gerou notas seniors com vencimento para 2028.
“Agora estamos com uma visão mais otimista para o setor após os anúncios de redução de dívida, que diminuem as pressões no curto prazo”, afirmaram Alberto Valerio e sua equipe, que assinam o relatório.
Outro fator para uma perspectiva de melhora é a queda recente nos preços dos combustíveis da aviação, que foram puxadas pela baixa do petróleo no mercado internacional. “As duas companhias projetam que o preço do combustível deve continuar baixo. A Gol espera um recuo de 4,5% para o final de 2023”, disse Valerio.
No entanto, os analistas acreditam que as duas companhias já são negociadas a um preço justo, o que pode deixar o ativo nada atrativo para o investidor. “Vemos que o múltiplos demonstram que os ativos devem valer por volta do negociado atualmente”, explicaram Alberto Valerio e sua equipe.
Por isso, os analistas calculam um preço-alvo de R$ 14 para Azul e R$ 9 para Gol. O valor implica em uma alta de 7,85% para a Azul e de 26,9% para a Gol até o final de 2023.