Por Erick Matheus Nery
A Sabesp (SBSP3) detalhou o cronograma de privatização da companhia. Segundo informações publicadas nesta sexta (9) na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a expectativa é de que o processo seja concluído até julho de 2024.
Atualmente, o Governo de São Paulo e a empresa de saneamento estão analisando “os benefícios potenciais da desestatização e os modelos de participação privada na estrutura de capital da Companhia”. Essa fase teve início em abril de 2023 e deve ser encerrada até julho deste ano.
“A partir dos estudos iniciais produzidos, caso o Estado avalie pelo prosseguimento da operação em decisão futura e colegiada pelo Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização (CDPED), iniciam-se as fases seguintes com duração prevista de aproximadamente 12 meses e cujo escopo são as diversas due diligences, a avaliação do valor da operação (valuation), negociação com os principais stakeholders, elaboração dos documentos e por fim, a realização de roadshow do projeto e a conclusão da operação”, complementou o governo paulista no comunicado enviado ao mercado.
Neste desenho, a privatização pode ser concluída até julho de 2024. Desde a corrida eleitoral ao Palácio dos Bandeirantes, em 2022, o então candidato e atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, já sinalizava que a privatização estava em seus planos. Nos últimos doze meses, as ações da companhia dispararam 23,14% na Bolsa.