Petrobras (PETR4): Ministro de Minas e Energia pede suspensão de vendas de ativos

Nova diretoria de Jean Paul Prates deve dar a palavra final

Agência Brasil
Agência Brasil

Por Bruno Andrade

O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, enviou ofício para a Petrobras (PETR4) pedindo a suspensão da venda de ativos da petroleira pelo prazo de 90 dias, mostra nota enviada à imprensa nesta quarta-feira (29).

O novo ofício é enviado no dia em que a nova diretoria da Petrobras, indicada pelo governo Lula, assume o controle da petroleira. O mandato dos novos diretores vai de 29 de março de 2023 até 13 de abril de 2025.

“O pedido de reexame da questão dos desinvestimentos a partir da eleição da nova Diretoria Executiva, indicada pelo atual Presidente da Petrobras, se justifica para que sejam preservados os interesses nacionais, respeitando-se as regras de governança da Companhia”, diz a nota.

No último dia 17, a antiga diretoria da Petrobras, indicada pela gestão Bolsonaro, negou a suspensão da venda de ativos como a refinaria Lubnor, no Ceará, e campos de produção no Rio Grande do Norte e Espírito Santo.

“Foi realizado estudo preliminar sobre os processos de desinvestimentos em curso e, até o momento, não foram verificados fundamentos para a suspensão dos contratos assinados”, explicou a nota.

Com o pedido de reavaliação com a nova diretoria já empossada, a expectativa é que a Petrobras possa voltar atrás na decisão da semana passada.