Por Luciano Costa e Ana Luiza Serrão
A Natura &Co (NTCO3) atualizou nesta terça-feira (5) os compromissos de práticas ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês) de seu plano “Visão 2030”, que define metas que incluem a melhora da qualidade de vida e a oferta de educação financeira para as quatro milhões de consultoras da marca na América Latina, além de iniciativas socioambientais ligadas à cadeia de suprimentos.
A maior fabricante de cosméticos global também pretende influenciar políticas públicas, principalmente as relacionadas ao desmatamento e à infraestrutura para combustíveis verdes no país, disseram executivas da Natura durante apresentação em São Paulo hoje.
A companhia vai estimular ainda a “participação cidadã” de sua rede de colaboradores, consultores e parceiros, com foco em causas ligadas à Amazônia, educação, saúde feminina e enfrentamento à violência contra a mulher. Um dos objetivos é “engajar 20 milhões de pessoas por ano” em ações ligadas à causa “Amazônia Viva”.
A estratégia da Natura de se envolver mais na política ficou evidente no evento da empresa, em que o público foi convidado a aderir a um abaixo assinado em defesa do projeto de lei “Amazônia de Pé”, que permitiria ao governo transformar terras públicas em unidades de conservação e territórios indígenas e quilombolas.
“É um modelo de negócios da Natura que é um dos mais lindos que existem, porque nada do que estamos falando aqui de socioambiental é um apêndice. É parte do modelo de geração e criação de valor, todas alavancas vão na mesma direção”, disse a vice-presidente de Sustentabilidade da Natura &Co para América Latina, Ana Costa.
EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Uma das novas metas da Natura & Co é elevar em 10% o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de suas consultoras na América Latina até 2030, usando conteúdos de educação financeira que serão disseminados por meio do WhatsApp.
A companhia também criou um sistema próprio de serviços financeiros, o &Co Pay, que pode ser usado como conta digital, para facilitar o controle financeiro das vendas de sua rede.
“A gente viu que não basta falar de educação financeira em uma perspectiva só do interesse econômico da Natura, ou seja, ensinar a como lucrar vendendo os produtos, mas em um olhar muito mais social”, disse a gerente sênior de sustentabilidade e inovação da Natura Brasil, Diana Guimarães, citando a possibilidade de o &Co Pay ofertar crédito mais à frente.
Por volta das 16h36, as ações ordinárias da Natura &Co subiam 0,20% na B3, a R$15,37, enquanto o Ibovespa caía 0,19%, aos 117,5 mil pontos. No ano, os papéis da empresa acumulam alta de 32,39%.