Por: Marcio Aith
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), criticou a privatização da Eletrobras (ELET3), nesta quinta-feira, em entrevista concedida ao jornalista Reinaldo Azevedo, veiculada nos canais da Band. Lula destacou que a primeira coisa feita após a desestatização foi o aumento do salário da alta administração da companhia.
Segundo o presidente, criou-se uma ideia de que tudo que é público é ruim e privado é maravilhoso, mas “a Eletrobras foi privatizada e a primeira coisa que diretores fizeram foi aumentar os seus salários de 60 mil para 370 mil reais por mês”, comparou.
“É essa a moralidade pública da privatização da Eletrobras”, acrescentou. Lula ainda citou o caso das Americanas, dizendo que a companhia também é um exemplo de que nem tudo que é privado “é maravilhoso”. “Nós vimos agora o que aconteceu com as Americanas”, disse ele.
No mês passado, em entrevista a canais de mídia alternativos no Palácio do Planalto, o presidente já havia criticado o processo de privatização da Eletrobras, dizendo que a medida foi “errática”, “lesa-pátria” e “quase que uma bandidagem”.
(Colaboração de Patrícia Vilas Boas)