Uma licitação da Sabesp para contratar projetos de energia solar atraiu interesse de diversas empresas, desde as elétricas AES Brasil, Auren e Engie, até a Gerdau, por meio da joint venture de renováveis Newave, segundo documentos vistos pela Mover.
O plano da Sabesp é viabilizar a construção de um ou dois projetos solares que totalizariam 760 megawatts em capacidade, em modelo de negócios conhecido como autoprodução, pelo qual a empresa é sócia dos empreendimentos e usa a energia gerada em suas próprias operações, de acordo com os documentos.
A estatal paulista de saneamento, que está em processo de privatização, pretende ter participação minoritária de 30% nos ativos, de acordo com o edital.
Até o momento, empresas incluindo AES Brasil, Auren, Casa dos Ventos, Cemig, EDP, Engie e Serena fizeram consultas ao edital, inclusive com questionamentos sobre algumas regras, segundo documentos vistos pela Mover.
A Newave, associação entre Gerdau Next e NW Capital, também participa do processo, assim como a Elera, da canadense Brookfield, e a Essentia, do Pátria Investimentos, mostraram os arquivos da licitação.
Pelas regras do processo, as empresas interessadas podem concorrer com um ou mais projetos de no mínimo 380 megawatts, ou com um projeto maior, de 760 megawatts, que atenda sozinho à demanda pretendida.
As usinas deverão ser obrigatoriamente de fonte solar, e localizadas entre as regiões Sudeste e Centro-Oeste, exigências que inclusive chegaram a ser alvo de questionamentos por diversas interessadas.
Segundo uma fonte que acompanha o processo, mais de 10 empresas chegaram a avaliar o negócio, mas as condições impostas pela Sabesp no edital reduzem os potenciais ganhadores a um grupo bem menor, de “um ou dois players de mercado”.
A Casa dos Ventos, desenvolvedora de projetos renováveis que tem a francesa TotalEnergies como sócia, foi apontada pela fonte como uma das favoritas ao certame no atual formato.
Procurada, a Sabesp não respondeu de imediato a pedidos de comentários. Os documentos de habilitação e propostas deverão ser apresentados pelas interessadas amanhã, 27 de março.