O Grupo Pão de Açúcar está em fase final de negociação para venda de ativos no Nordeste que incluem postos de gasolina no Piauí e um ponto comercial em Fortaleza, no Ceará, em movimentos alinhados à estratégia de desinvestimento de ativos “não core” e otimização dos negócios, disseram fontes à Mover.
O GPA, dono da marca Pão de Açúcar, tem vendido ativos para reduzir a alavancagem financeira, que chegou a 10,6x no segundo trimestre de 2023, e desde então caiu para 2,8x, com entrada de recursos por negócios que incluíram a venda da participação na colombiana Éxito e de postos de combustíveis em São Paulo, para o Grupo Ultra.
Ao anunciar a transação com o Grupo Ultra, o GPA disse que havia selado acordos definitivos para alienação da “maior parte das operações de postos”, com alguns ativos ainda pendentes de assinatura.
Agora, o GPA está perto de concluir a venda de seus postos em Teresina, capital do Piauí, para o Grupo Cacique, que segundo as fontes “está alinhada com o planejamento estratégico na alienação de ativos non-core como forma de captação de recursos”.
Em transação em separado, o GPA está vendendo um ponto comercial em Fortaleza para a Distribuidora de Alimentos Fartura, visando “otimização de suas atividades”, ainda de acordo com as fontes.
Não foi possível apurar o valor das transações. Procurado, o GPA disse em nota que o anúncio recente sobre venda de todos os postos “marcou a conclusão do processo de desalavancagem da companhia”.
(LC | Edição: Luca Boni | Comentários: equipemover@tc.com.br)