Governo indica nomes para novo conselho de administração da Petrobras

O conselho será renovado apenas em assembleia geral ordinária de acionistas, prevista para abril

Agência Brasil
Agência Brasil

Por Artur Horta

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, definiu ontem a relação de indicados da União para compor o novo conselho de administração da Petrobras.

O indicado para presidência do colegiado é o atual secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Pietro Adamo Sampaio Mendes, anunciou o MME em nota oficial. O conselho será renovado apenas em assembleia geral ordinária de acionistas, prevista para abril.

Como membros do colegiado, foram indicados o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, além de Carlos Eduardo Turchetto Santos; Vitor Eduardo de Almeida Saback; Eugênio Tiago Chagas Cordeiro e Teixeira e Wagner Granja Victer, sendo este indicado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

O MME, acionista controlador da estatal, também indicou membros independentes selecionados por uma empresa especializada, sendo eles Sergio Machado Rezende e Suzana Kahn Ribeiro.

“Agora, as indicações devem ser encaminhadas para conhecimento e providências da área financeira e de relacionamento com investidores da empresa”, afirmou a pasta.

Ainda na noite de ontem, a Petrobras informou que recebeu ofício da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda com as indicações de Viviane Aparecida da Silva Varga e Otávio Ladeira de Medeiros ao conselho fiscal.

As ações preferenciais (PETR4) da maior petroleira da América Latina caem 24,75% nos últimos 12 meses, tendo encerrado o pregão de segunda-feira cotadas a R$26,15.