Fluxo alto em via da Ecorodovias; Sabesp retoma abastecimento após tragédia em SP

A Sabesp também retomou o abastecimento na região

Agência Brasil
Agência Brasil

Por: Patricia Lara

A Ecovias, unidade da Ecorodovias que opera o Sistema Anchieta-Imigrantes, informou que as estradas no sentido São Paulo seguiam enfrentando congestionamentos em alguns trechos diante do alto fluxo de veículos na volta do feriado de Carnaval, segundo boletim divulgado nesta quarta-feira. O Sistema Anchieta-Imigrantes era recomendado pelo Departamento de Estradas de Rodagem como uma das alternativas para motoristas que tentam sair do litoral norte de São Paulo, atingido por um temporal inédito durante o fim de semana e que interrompeu o tráfego em diversas estradas.

O temporal deixou pelo menos 46 mortos e mais de 2.000 desabrigados, segundo dados do governo do Estado. A cidade mais atingida foi São Sebastião. O acumulado de chuva no litoral norte de São Paulo entre sábado e domingo foi de 682 mm em Bertioga e de 626 mm em São Sebastião, o maior volume de chuva da história do Brasil, segundo informações publicadas pelo site do governo de São Paulo. Em 2022, Petrópolis, no Rio de Janeiro, teve o acumulado de 530 milímetros de chuva em 24 horas.

A Rodovia Mogi-Bertioga, outra via de acesso do litoral norte de SP, seguia totalmente interditada nesta Quarta-Feira de Cinzas, em razão do estrago no asfalto após rompimento de uma tubulação.

O Departamento de Estradas de Rodagem liberou parcialmente o tráfego em diversos pontos que antes estavam totalmente obstruídos na Rodovia Rio-Santos (SP-055), no trecho entre São Sebastião e Ubatuba.

Outra unidade da Ecorodovias, a Ecopistas informou que o tráfego seguia intenso no corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto nesta quarta-feira. A estrada sob concessão da empresa liga a Região Metropolitana de São Paulo ao Vale do Paraíba e é usada como uma ligação para outras vias que dão acesso pela serra para as praias do litoral norte de SP.

SABESP

A Sabesp recuperou os sistemas de água de todos os bairros atendidos pela companhia em São Sebastião, segundo o governo do Estado.

A Petrobras tem dado apoio aos trabalhos na região, cedendo o terminal São Sebastião e seu heliponto para operações de resgate, e fornecendo combustível de aviação para as equipes envolvidas.