São Paulo, 24/10/2024 – A Eve, empresa da Embraer responsável pelo projeto do “carro voador” eVTOL, com ações listadas em Nova York, é uma “super oportunidade de investimento”, por apostar em uma tecnologia disruptiva e que já desperta grande interesse, defendeu o diretor financeiro da fabricante brasileira de aeronaves, Antonio Garcia.
“Tem desafios? Tem, muitos. Mas estamos animados. Pessoalmente, eu não tenho dúvida nenhuma, mas ainda tem muita gente descrente, porque é muito diferente, disruptivo”, afirmou o CFO, em participação em live da gestora Trígono Capital, na noite de quarta-feira.
Com aparência a algo similar a um helicóptero, ou “carro voador”, o eVTOL é capaz de levar alguém da Faria Lima ao aeroporto de Guarulhos em 13 minutos, com emissões de CO2 muito menores que helicópteros e até menos que veículos leves a gasolina.
“Eu assistia os Jetsons, para mim não tem nenhuma novidade, mas os jovens ficam meio inseguros”, brincou o executivo, que define o veículo com uma aeronave. Ele revelou que a Eve tem assinados 2.940 cartas de intenção, que poderiam se converter em potencial carteira de US$14 bilhões em pedido do veículo voador.
“Esse é o futuro. Não vai substituir o helicóptero, é um meio para conectar as grandes cidades. Já testamos no Rio de Janeiro, Londres, Chicago, Califórnia, Austrália”, detalhou Garcia, empolgado.
“Nós temos sido muito pé no chão. Até muito criteriosos em como falamos com o mercado. Mas eu acho que é uma super oportunidade de investimento. A ação é listada nos EUA, a CVM não vai ficar brava de eu falar. Acho que é uma boa oportunidade”.
As primeiras entregas comerciais de Evtols estão previstas para 2026. O projeto tem financiamento do BNDES, e levantou capital na NYSE– uma forma da Embraer de apostar em uma tecnologia altamente disruptiva sem usar seu caixa, segundo Garcia.
O IPO da Eve na NYSE, em 2022, levantou US$400 milhões, e em mais duas rodadas de capital ela levantou mais US$200 milhões, incluindo US$100 milhões em dívida com o BNDES e o restante em uma rodada de equity com investidores, incluindo a própria Embraer, e agentes financeiros.