Por Bruno Andrade
A Embraer (EMBR3) fechou um acordo com a Nidec Motor para a criação da Nidec Aerospace (Newco) para o a fabricação de sistemas elétricos de propulsão, mostra documento enviado ao mercado neste último sábado (17).
Desse modo, a nova companhia fará parte da fabricação dos veículos de decolagem e pouso vertical, o chamado “eVTOL”. Por isso, o acordo também regula o fornecimento dos sistemas elétricos de propulsão da Newco à Eve.
Segundo a fabricante, a operação prevê contribuições adicionais pela Embraer e a Nidec Motor para a nova companhia, conforme o atingimento de determinados marcos do projeto.
A companhia prevê a realização de US$ 78 milhões em aportes para concluir a transação, que deve ser encerrada com o último aporte em 2026.
“No Fechamento, a Embraer e a NMC outorgarão para a Newco licença sobre determinados direitos de propriedade intelectual e tecnologia necessários para o desenvolvimento do Sistema Elétrico de Propulsão, bem como realizarão uma contribuição de capital inicial para a Newco”, disse a Embraer.
Veja o documento: