Por Luciano Costa
A Eletrobras (ELET3) informou na noite desta segunda-feira (14) a renúncia do diretor-presidente da companhia, Wilson Ferreira Jr, que será substituído por Ivan Monteiro, até então chefe do conselho, segundo comunicado divulgado pela companhia, que não cita motivos para a saída do consagrado executivo do posto ocupado.
No lugar de Monteiro, um veterano que já comandou a área financeira do Banco do Brasil e presidido a Petrobras, o conselho da Eletrobras passará a ser liderado por Vicente Falconi.
A saída de Ferreira, que havia comandado a Eletrobras nos tempos de estatal, antes da privatização, em 2022, surpreendeu os investidores , que vinham elogiando a atuação do executivo na companhia.
Segundo uma fonte, a troca no comando ocorre após um acirramento de tensões entre alguns acionistas e Ferreira, notadamente a 3G Radar. “Ele estava em briga com a 3G no conselho”, afirmou a fonte, que pediu anonimato devido à sensibilidade do assunto. Procurado, Ferreira não respondeu de imediato a pedidos de comentário.
As ações ON da Eletrobras acumulam variação negativa de 13% neste ano. Os papéis vêm sendo pressionados pelos baixos preços da energia e por uma ação judicial do governo federal contra a companhia, que tenta aumentar a participação da União em decisões da companhia.