'ChatPetrobras': Petrobras cria ferramenta de IA para uso interno

Modelo deve funcionar de forma semelhante ao ChatGPT

Pixabay
Pixabay

Por: Luana Franzão

A Petrobras (PETR3, PETR4) anunciou nesta terça-feira o desenvolvimento de uma ferramenta interna utilizando inteligência artificial generativa, em parceria com a Microsoft, intitulada “ChatPetrobras”. O modelo deve funcionar de forma semelhante ao ChatGPT, ferramenta da OpenAI que está entre as mais populares do formato.

O movimento da maior petroleira da América Latina vem em meio a um “frenesi” global em torno das mais recentes ferramentas de IA, que contribuiu para um rali nos mercados acionários dos Estados Unidos neste ano. Os papéis da Nvidia, que fornece tecnologia para o setor, saltam 195% desde janeiro, e a Microsoft, que detém capital relevante na OpenAI, avança quase 45%.

O aplicativo já está disponível para cerca de 110 mil trabalhadores da estatal, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de funções como a elaboração de relatórios, resumos, apresentações e a resolução de dúvidas, segundo comunicado da própria empresa.

A petroleira espera que o aplicativo, desenvolvido utilizando o modelo GPT e a tecnologia do Microsoft Azure OpenAI Service, otimize a rotina de trabalho e reduza o tempo e custos dos processos administrativos.

De acordo com informações divulgadas pela companhia, o “ChatPetrobras” segue políticas de segurança da informação, proteção de dados e normas do governo brasileiro, uma vez que a empresa de economia mista está sujeita a estes regulamentos.

“Essa solução representa uma forma de utilizar a inteligência artificial para aumentar a produtividade, a qualidade e a eficiência dos nossos processos”, afirmou o gerente executivo de Tecnologia da Informação e Comunicações da Petrobras, Carlos Augusto Barreto.

A iniciativa deve servir de base para a continuidade da adoção de ferramentas de IA na empresa.

(LF | Edição: Gabriel Ponte | Comentários: equipemover@tc.com.br)