J&F também fez oferta, diz site

BTG Pactual fica com ativos de Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, incluindo fatias na Light e Méliuz

Divulgação
Divulgação

São Paulo, 27/05/2025 – O BTG Pactual confirmou na noite desta terça-feira acordo para adquirir alguns ativos do controlador do Banco Master, Daniel Vorcaro, e da instituição financeira, incluindo participações em companhias listadas na bolsa, como Light e Méliuz.

O BTG confirmou em comunicado que a transação tem perspectiva de valor financeiro global de R$1,5 bilhão, e foi acompanhada e anuída pelo Banco Central e pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), segundo comunicado.

Vorcaro assumiu compromisso de disponibilizar os recursos resultantes do negócio para o Master, disse o BTG, apontando que as operações “estão alinhadas à estratégia de investimento e representam uma oportunidade de geração de valor para o banco e seus acionistas”.

A transação não afeta operação negociada entre o Master e o Banco Regional de Brasília (BRB), segundo notícias publicadas na imprensa.

Pelo negócio hoje, o BTG Pactual ficará com 15,17% do capital social da Light, que está em recuperação judicial, ou 56,5 milhões de ações. No Méliuz, o banco de André Esteves ficará com 8,12% do capital, ou 7,08 milhões de ações.

Segundo Brazil Journal, Vorcaro havia aberto processos competitivos para desinvestir de diversos ativos, e BTG e a J&F Investimentos, dos irmãos Joesley e Wesley Batista, apresentaram ofertas pelos ativos do banqueiro e do Master.

O BTG esclareceu, porém, que não adquiriu qualquer participação societária no Banco Master com a operação anunciada.