Por Machado da Costa
A direção da Americanas contratou o advogado Cristiano Zanin para defender o grupo na esfera criminal, em um movimento que demonstra que a varejista não irá medir esforços para se blindar jurídica e politicamente no processo de recuperação judicial no qual está envolvido, narraram ao Scoop duas fontes com conhecimento direto do assunto.
Zanin é advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e foi o líder da defesa que permitiu que ele saísse da prisão e, depois, tivesse o processo judicial de acusação anulado.
A contratação foi negociada após a Justiça de São Paulo emitir na última quinta-feira um mandado de busca e apreensão de e-mails contra a Americanas – ou seja, em outro fórum onde o processo de recuperação judicial da varejista corre, na Justiça do Rio de Janeiro. A influente advogada Ana Basílio é quem comanda este processo atualmente, junto a outro nome altamente reconhecido nas esferas jurídicas, o do advogado Flavio Zveiter, administrador judicial do caso.
Com Zanin à frente da defesa na esfera criminal, as decisões sobre o caso podem ser levadas para instâncias superiores, como o Superior Tribunal de Justiça ou até mesmo o Supremo Tribunal Federal, onde o advogado conquistou uma longa lista de sucessos na Operação Lava Jato.
Uma terceira fonte, próxima a Zanin, afirmou ao Scoop que o advogado é um dos cotados para integrar a Máxima Corte. Os ministros do STF Ricardo Lewandowski e Rosa Weber encerrarão seus mandatos em maio e outubro deste ano, respectivamente.
Procurados, a Americanas e Zanin ainda não retornaram os pedidos de comentários do Scoop.
Perto das 11h15, os papéis ordinários da Americanas (AMER3) disparavam 16,55% na B3, cotados a R$1,70.
*Esta reportagem foi publicada primeiro no Scoop, às 11h40, exclusivamente aos assinantes do TC. Para receber conteúdos como esse em primeira mão, assine um dos planos do TC.