TCU deve dar liminar suspendendo venda de controle da Braskem na próxima semana

Agentes econômicos seguem de olho com futuro da petroquímica

Unsplash
Unsplash

Por Machado da Costa e Simone Kafruni

O ministro do Tribunal de Contas da União, Aroldo Cedraz, que relata um processo sobre a Braskem (BRKM5) na Corte, deverá conceder uma liminar suspendendo a venda do controle da companhia na próxima semana, segundo duas fontes a par do assunto.

A decisão se daria em processo movido pelo senador Renan Calheiros (MDB), que exige a suspensão de qualquer mudança do controle da companhia até que esta indenize as famílias vítimas de um afundamento do solo em Maceió (AL) por conta da exploração de sal gema na região.

A liminar, após ser concedida por Cedraz, deverá ser ratificada no plenário da Corte, segundo as fontes. A dúvida agora é saber se o processo irá para uma Câmara de mediação, comandada pelo presidente do TCU, Bruno Dantas, para que órgãos públicos, vítimas e companhia encontrem uma solução, ou se seguirá o rito usual da Corte.

Como o Scoop by Mover informou na semana passada, a holding dos irmãos Batista, J&F, está em vias de fechar negócio com a Novonor para adquirir o controle da Braskem. O processo no TCU pode atrasar este negócio.