Haddad reitera promessa de zerar o déficit em 2024

Apesar do ceticismo crescente, ministro diz que peça orçamentária prevê déficit zero

Valter Campanato/EBC
Valter Campanato/EBC

Por Sheyla Santos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), disse que a LOA (Lei Orçamentária Anual) já está pronta e seu texto foi fechado na mesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) há mais de 15 dias. O ministro ressaltou que não irá desistir da promessa de zerar o déficit fiscal em 2024.

“Dia 31 a gente apresenta os parâmetros [do Orçamento para 2024], dados, medidas fiscais, já fechado com o Planejamento. O orçamento está indo equilibrado. Equilibrado significa que as receitas primárias são iguais às despesas primárias”, disse Haddad.

Ele participou uma reunião com a Junta de Execução Orçamentária (JEO), com a presença de Lula. Segundo o ministro, a equipe econômica está concentrada agora no fechamento dos últimos atos, que são a exposição de motivos e os anexos da LOA.

A dúvida sobre a possibilidade de o governo cumprir a meta fiscal tem sido levantada tanto por empresários quanto por políticos do Partido dos Trabalhadores, que consideram que a meta de zerar o déficit já no ano que vem é pouco crível.

A LOA contém todos os gastos e receitas do governo. O projeto deve ser enviado ao Congresso Nacional até o dia 31 de agosto de cada ano.