Governo revisa de 3,2% para 3% a estimativa para crescimento do PIB em 2023

Boletim aponta que a perspectiva ainda é de aceleração no ritmo da atividade econômica no 4º trimestre

Unsplash
Unsplash

Por: Sheyla Santos

O governo federal revisou de 3,2% para 3,0% a estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023, de acordo com o Boletim Macrofiscal de novembro, divulgado nesta terça-feira pelo Ministério da Fazenda.

“A menor previsão para o ano repercute a revisão na expectativa de crescimento para o 3T23, de 0,1% no Boletim anterior para 0,0%, além de projeções menos otimistas para o setor de serviços até o restante do ano”, afirmou a pasta.

Apesar da revisão para baixo, o boletim aponta que a perspectiva ainda é de aceleração no ritmo da atividade econômica no 4º trimestre. O crescimento de “subsetores menos sensíveis” e a resiliência no consumo das famílias devem impulsionar o resultado no período. 

O crescimento do PIB projetado para 2024 recuou levemente de 2,3% para 2,2%. 

Em relação aos setores da economia, o documento indica que o menor crescimento esperado para o setor de serviços no ano foi compensado em parte pelo aumento na projeção de crescimento para a Indústria. 

No setor agropecuário, a projeção de crescimento em 2023 permaneceu em 14%. Já na Indústria, o crescimento esperado avançou de 1,5% para 1,9%. A projeção para Serviços recuou de 2,5% para 2,2%.

INFLAÇÃO

A previsão do governo para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) recuou levemente de 4,85% para 4,66% em 2023 e avançou de 3,40% para 3,55% em 2024.

(SS | Edição: Machado da Costa | Comentários: equipemover@tc.com.br)